Consumo de beterraba é indicado para quem tem diabetes?

Alimentação

E que tal consumir a beterraba de uma forma diferente? Confira uma receita exclusiva da nutricionista Carol Netto 

Isabella Pedreira, da Redação Um Diabético

A beterraba é conhecida por ser um legume docinho, por esse motivo, muita gente acredita que tem um índice glicêmico ou muita glicose. Mas será que isso é verdade? Conversamos com a nutricionista Carol Netto. Ela lembra que a beterraba é rica em vitaminas, minerais e fibras, mas também tem carboidrato, que é o que vira glicose no sangue.

As fibras presentes nesse alimento retarda o pico glicêmico. Ou seja, quando você consome uma beterraba a glicose não sobe numa velocidade tão rápida por causa das fibras que funcionam como um freio. Mas vale alertar que tudo depende da quantidade. Quando você monta um prato, se você colocar a beterraba com outros carboidratos, tudo isso tem que ser considerado. Então a beterraba está liberada com equilíbrio. É uma opção de legumes saudável e doce que não terá um impacto muito grande na glicemia.

Agora que você já sabe que pode saborear um prato com beterraba, separamos uma receita de panqueca de beterraba para você testar. Segundo a nutricionista, a receita rende 8 porções e cada panqueca dessa conta com 22 gramas de carboidrato isso incluindo o recheio de proteína que você preferir (carne, frango, queijo).

Panqueca de Beterraba

Confira um vídeo sobre o tema no canal Um Diabético

Ingredientes

  • 2 Ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 1 beterraba pequena
  • 1 sache de tempero (ex: sazon)