Congresso Brasileiro de Diabetes discute as novidades no tratamento

Tratamento

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

Começa hoje em Belo Horizonte o 24º Congresso Brasileiro de Diabetes. Durante quatro dias 200 palestrantes vão discutir pelo menos 50 temas diferentes relacionados à saúde. Segundo a organização serão produzidas mais de 36 horas de conteúdo.

No primeiro dia do encontro um dos assuntos em destaque é sobre o pé diabético. Especialistas vão abordar o passo a passo em relação a infecção em úlceras no pé diabético, o uso de órteses e próteses e também destacar o que há de novo em relação à artropatia de Charcot.

O endocrinologista Rodrigo Lamounier, presidente do Congresso

Além de temas específicos, palestrantes do Brasil e do mundo vão apresentar os avanços mais recentes em pesquisa médica relacionada ao diabetes. Desde novas terapias e tratamentos até estratégias de prevenção com foco nas atuais pesquisas sobre remissão do diabetes. “O congresso é uma oportunidade única de aprendizado e troca experiências com os principais especialistas e profissionais da área. Participar significa contribuir para a construção de um futuro mais saudável e promissor para todos”, afirma o endocrinologista Rodrigo Lamounier, presidente do Congresso.

Palestrantes internacionais

O Congresso Brasileiro de Diabetes também terá participação de palestrantes de várias partes do mundo. Entre eles, o médico canadense Michel Ricidell, professor da Escola de Cinesiologia e Ciências da Saúde e do Centro de Pesquisa em Saúde Muscular da Universidade de York, no Canadá. Ele também é cientista sénior da LIMC Diabetes and Manna Research em sua cidade natal, Toronto. Outro convidado confirmado é Davide Carvalho, diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo de Portugal. Ele também é professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.