O ovo, um alimento versátil e repleto de nutrientes essenciais, tem ganhado destaque na dieta de pessoas com diabetes, especialmente devido ao seu potencial glicêmico baixo e à presença de gorduras benéficas, sobretudo na gema, que auxiliam no controle do pico glicêmico. A nutricionista clínica especialista em diabetes, Deise Santiago Boury, destaca que “o ovo é rico em nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas”, sendo essenciais para várias funções do organismo, incluindo a manutenção da massa muscular e a produção de hormônios e enzimas.
Composto por uma variedade de vitaminas do complexo B, ferro, zinco, fósforo e selênio, os ovos oferecem benefícios para a saúde, desde o fortalecimento do sistema nervoso até o suporte à imunidade e à saúde óssea. Além disso, as gorduras saudáveis presentes nos ovos contribuem para a proteção cardiovascular e a função cerebral, além de auxiliar na remoção de gorduras prejudiciais ao corpo.
Uma das grandes vantagens do ovo para pessoas com diabetes é sua ausência de carboidratos, o que significa que seu consumo moderado não causa elevações significativas nos níveis de glicose no sangue. Isso o torna um alimento ideal para ser incluído em diferentes momentos do dia, em diversas preparações. Desde as clássicas opções como ovo mexido, cozido ou omelete até alternativas criativas como panquecas low carb, crepioca e pãezinhos de frigideira, o ovo oferece versatilidade e praticidade para uma alimentação equilibrada.