COMO O DIABETES PODE AFETAR A SAÚDE DOS RINS?

Sem categoria

O diabetes mal controlado pode causar várias complicações no nosso organismo e uma delas é a doença renal crônica, principal causa de diálise no mundo

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

Inchaço no corpo, pressão descontrolada, espuma na urina… Os sinais aparecem aos poucos… um exame de sangue rápido e simples pode ter a resposta definitiva.

O que os médicos vão analisar é como está a creatinina, uma substância presente no sangue que é produzida principalmente nos músculos e eliminada pelos rins. A análise dos níveis de creatinina no sangue ajuda a investigar alterações nos rins, como infecção renal ou insuficiência, já que nessas situações a concentração de creatinina tende a estar mais alta que o normal. As pessoas com diabetes conhecem muito bem esse quadro, afinal o diabetes é a principal causa de doença renal crônica.

A nefrologista Almerinda Ribeiro Alves, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e diretora do Dep. de Ensino e Titulação da Sociedade Brasileira de Nefrologia

No Dia Mundial do Rim, o alerta vem da médica nefrologista Almerinda Ribeiro Alves. Segundo ela assim que um profissional da saúde fecha o diagnóstico do diabetes já é preciso iniciar a avaliação do envolvimento renal. “Assim é possível minimizar e retardar a evolução da doença renal diabética. O diagnóstico precisa ser feito precocemente”, pondera.

A médica também cita os erros que podem piorar o quadro: “Não fazer uso correto da medicação, não compreender que dieta adequada, exercícios físico e acompanhamento médico são fundamentais para tentar evitar às complicações”.

Controle da glicemia protege os rins