Nesta semana é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Uma data especial que reforça a importância de cuidar da visão.
O diabetes é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e, se não controlado adequadamente, pode gerar sérias complicações aos olhos, comprometendo a visão.
Os efeitos da glicose alta na visão
A falta de controle glicêmico pode causar diversas complicações, entre elas a retinopatia diabética é uma das mais frequentes.
Esta condição ocorre quando os níveis elevados de glicose no sangue danificam os pequenos vasos sanguíneos da retina, aquela parte do olho responsável pela captura das imagens que enxergamos.
A retinopatia diabética pode levar à perda da visão, se não tratada a tempo. Além disso, pessoas com a doença também têm maior risco de desenvolver catarata e glaucoma, que podem comprometer a visão.
Estatística de saúde ocular em pessoas com diabetes:
Segundo o site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), mesmo com maior chance de desenvolver problemas de visão, cerca de 60% das pessoas com diabetes não fazem exames oftalmológicos anuais. Outros dados também chamam a atenção:
- O risco de cegueira é 25 vezes maior em pessoas com diabetes em comparação com aquelas sem diabetes.
- Glaucoma, catarata e outros distúrbios oculares ocorrem mais cedo e com mais frequência em pessoas com diabetes, em comparação com aquelas sem diabetes.
- A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em adultos em idade produtiva.
- A retinopatia diabética deverá afetar 16 milhões de pessoas com diabetes até 2050.
- As evidências sustentam que o uso de medicamentos para reduzir os níveis de glicose no sangue pode reduzir o risco de retinopatia diabética em 25%.
- Mais de 90% da perda de visão relacionada ao diabetes pode ser evitada com detecção e tratamento precoces.
Cuidados para manter a saúde ocular
Manter a glicose sob controle é a principal medida para prevenir complicações oculares. O controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue reduz significativamente o risco de desenvolvimento e progressão da retinopatia diabética.