Como evitar uma hipoglicemia no trânsito

Alimentação

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

A hipoglicemia é quando os níveis de açúcar no sangue caem rapidamente e podem causar sintomas como tontura, fraqueza e confusão. Até em casa há o risco de sofrer um acidente. Mas se você está dirigindo um carro, ter uma crise de hipoglicemia é muito mais perigoso.

Antes de tudo precisamos saber que monitorar a glicemia é a única forma de confirmar que está uma crise. Essa monitoração pode ser por sensor ou o exame da ponta do dedo. Entretanto, na impossibilidade de medir a glicemia e na presença dos sintomas o indicado é fazer o tratamento mesmo assim. E isso vale para quem está no trânsito. Ao sentir tremores, suor frio, tonturas, palpitações cardíacas e desorientação o mais indicado é estacionar o carro, num local seguro e ventilado, beber água e procurar ajuda.

Aí vale tentar corrigir a hipoglicemia. A endocrinologista Monica Gabbay lembra qual a melhor forma de fazer isso: “A hipoglicemia a gente corrige com carboidrato rápido suco, refrigerante, mel ou diretamente com a glicose, açúcar”. Vale então ter no carro uma bala mole, uma lata de suco ou até mesmo um sachê daqueles de açúcar.

Outra dica é medir a glicose antes de dirigir. Obviamente, não beber álcool. Prestar atenção na alimentação, então não ficar longos períodos sem comer e não pular refeições.

Os níveis de hipoglicemia