Manteiga ou margarina? Saiba a melhor opção para quem tem diabetes

Alimentação

O café da manhã pede um pãozinho francês com manteiga ou margarina para deixar ainda mais gostosa a refeição. Escolher entre as duas é uma dúvida comum, especialmente para quem tem diabetes. Ambas as opções possuem características distintas que podem influenciar a saúde, e entender essas diferenças é essencial para tomar uma decisão certeira.

A manteiga é um produto de origem animal, feita a partir do creme de leite. Ela é rica em gordura saturada, que pode aumentar os níveis de colesterol “ruim” no sangue. Por outro lado, a margarina é um produto de origem vegetal, criado para ser uma alternativa à manteiga.

Originalmente, a margarina era feita com óleos hidrogenados, que contêm gorduras trans. Essas gorduras trans são prejudiciais à saúde, elevando o colesterol LDL e diminuindo o colesterol “bom”.

Atualmente, muitas margarinas são produzidas sem gorduras trans, utilizando óleos vegetais não hidrogenados, tornando-as uma opção mais saudável em comparação às versões antigas.

COMO ESCOLHER A MELHOR?

Em entrevista para o portal Um Diabético, a nutricionista Tarcila Campos, especialista em diabetes explicou que escolher entre manteiga e margarina depende de algumas coisas, como o que você gosta mais, o que sua dieta precisa e sua saúde. 

A manteiga é feita de gordura do leite e tem um sabor gostoso, mas tem muita gordura saturada, que pode fazer mal ao coração se comer demais. Já a margarina é feita de óleos vegetais e pode não ter gordura saturada, o que pode ser uma opção mais vantajosa para o coração. Mas, algumas margarinas têm gordura trans, que é ainda pior para a saúde do que a gordura saturada.