Para muitos pessoas com diabetes, o medo de complicações futuras paira como uma sombra sobre a vida, alimentando a ansiedade e o estresse. O diabetes pode levar a uma série de complicações causadas pela glicose alta no sangue. Isso acontece porque quando os níveis de açúcar no sangue ficam elevados por muito tempo, afeta os orgãos, vasos e nervos. Uma desses problemas é conhecido popularmente como “pé diabético”.
Os problemas nos pés são a maior causa de hospitalizações de pacientes que têm diabetes, segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé). Entre janeiro e agosto de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um total de 6.982 amputações de membros inferiores causadas por diabetes, o equivalente a uma média de mais de 28 ocorrências por dia. A associação alerta para as graves consequências do pé diabético, que pode levar à amputação de dedos, pés ou pernas. Mas, como fazer para diminuir esses números?
É importante lembrar que o medo é uma emoção natural e que existem maneiras de lidar com ele para prevenir as complicações. Em busca dessa resposta, o Portal Um Diabético conversou com o Dr. José Antônio Sanhudo, membro e ex-presidente da ABTPé. Alguns itens são importantes nessa jornada dos cuidados:
- Educação: Aprender o máximo possível sobre o diabetes e suas complicações ajuda a enfrentar o medo com conhecimento.
- Controle da glicemia: Manter os níveis de glicose no sangue sob controle é a melhor forma de prevenir complicações.
- Acompanhamento médico: Consultas regulares com médicos e outros profissionais de saúde são essenciais para monitorar a doença e detectar precocemente qualquer problema.
- Apoio social: Contar com o apoio de familiares, amigos e grupos de apoio para diabéticos pode ser muito importante para lidar com o medo e o estresse da doença.
- Saúde mental: Cuidar da saúde mental é fundamental para lidar com o diabetes. A terapia pode ser uma ferramenta útil para controlar a ansiedade e a depressão.