Como diminuir os casos de amputação por conta do diabetes?

Outras Doenças

Para muitos pessoas com diabetes, o medo de complicações futuras paira como uma sombra sobre a vida, alimentando a ansiedade e o estresse. O diabetes pode levar a uma série de complicações causadas pela glicose alta no sangue. Isso acontece porque quando os níveis de açúcar no sangue ficam elevados por muito tempo, afeta os orgãos, vasos e nervos. Uma desses problemas é conhecido popularmente como “pé diabético”.

Os problemas nos pés são a maior causa de hospitalizações de pacientes que têm diabetes, segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé). Entre janeiro e agosto de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um total de 6.982 amputações de membros inferiores causadas por diabetes, o equivalente a uma média de mais de 28 ocorrências por dia. A associação alerta para as graves consequências do pé diabético, que pode levar à amputação de dedos, pés ou pernas. Mas, como fazer para diminuir esses números?

É importante lembrar que o medo é uma emoção natural e que existem maneiras de lidar com ele para prevenir as complicações. Em busca dessa resposta, o Portal Um Diabético conversou com o Dr. José Antônio Sanhudo, membro e ex-presidente da ABTPé. Alguns itens são importantes nessa jornada dos cuidados:

  • Educação: Aprender o máximo possível sobre o diabetes e suas complicações ajuda a enfrentar o medo com conhecimento.
  • Controle da glicemia: Manter os níveis de glicose no sangue sob controle é a melhor forma de prevenir complicações.
  • Acompanhamento médico: Consultas regulares com médicos e outros profissionais de saúde são essenciais para monitorar a doença e detectar precocemente qualquer problema.
  • Apoio social: Contar com o apoio de familiares, amigos e grupos de apoio para diabéticos pode ser muito importante para lidar com o medo e o estresse da doença.
  • Saúde mental: Cuidar da saúde mental é fundamental para lidar com o diabetes. A terapia pode ser uma ferramenta útil para controlar a ansiedade e a depressão.

Enfrentar o medo de complicações do diabetes é um passo importante para viver com mais qualidade de vida. “O pé diabético é uma associação de neuropatia e vasculopatia representadas clinicamente por perda de sensibilidade e dificuldade de cicatrização. Em virtude desta associação pode ocorrer o desenvolvimento de feridas nos pés de difícil cicatrização e que muitas vezes requerem amputação”, afirma o especialista. O médico informou ainda que são muitas as orientações, porém, ele destacou as principais recomendações para quem tem diabetes. São elas:

  • Procure controlar a glicemia através da dieta, uso de medicamentos, controle do peso e atividade física;
  • Examine os seus pés diariamente e se tem alguma dificuldade visual pela doença peça auxílio de algum familiar ou amigo;
  • Não ande descalço em superfícies que podem estar aquecidas, como areia da praia ou ao redor da piscina;
  • Use meias brancas que facilitam a identificação de sangramentos e feridas;
  • Use cremes hidratantes nos seus pés diariamente pois diminuem as chances de rachaduras;

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca que o diabetes se tornou a principal causa de amputações não traumáticas em membros inferiores no país. As amputações traumáticas, ocorridas, por exemplo, em acidentes de trânsito ou de trabalho, são agora superadas em número pelas decorrentes do diabetes.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais:

Gostou deste conteúdo?

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.