Como a glicose alta se manifesta na boca? Conheça os principais sinais

Mais lidas Tratamento

Alguns sintomas ou sinais manifestados na boca podem significar altos índices de glicose no corpo, uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão acima dos valores considerados normais (jejum abaixo de 99 mg/dL).  A hiperglicemia, como é conhecida a glicose elevada no sangue, pode ser um sintoma de várias condições, incluindo diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, resistência à insulina e outras doenças endócrinas.

Essa condição crônica ocorre quando o corpo não consegue produzir ou usar adequadamente a insulina, um hormônio necessário para converter glicose em energia. O descontrole dos níveis de glicose no sangue pode ter diversos impactos no organismo, inclusive na saúde bucal.

O dentista especializado em comorbidades e que tem diabetes tipo 1, Dr. Vinícius de Moraes, comentou sobre a importância de manter o cuidado com a boca e averiguar possíveis sinais: “presto bastante atenção na saúde gengival do paciente, porque a inflamação gengival pela glicose alta, cria um ciclo vicioso, a glicose alta, aumenta a inflamação, que aumenta a glicemia”.

“O tratamento consiste em medidas de higienização bucal, remoção de placa, as vezes é necessário algumas sessões de raspagem, quando há presença de tártaro, e um ajuste no controle glicêmico.” Completou Vinícius. 

O dentista comentou também que já teve que interromper tratamento ortodôntico, por falta de controle glicêmico do paciente, porque a gengiva ficou muito doente.

Como o diabetes afeta a saúde bucal:

O controle da glicemia no organismo é essencial para uma saúde bucal adequada. Quando o diabetes não é controlado, podem surgir uma série de complicações na boca, devido à diminuição do fluxo salivar e às alterações no pH da saliva. Isso cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias, aumentando o risco de infecções e problemas dentários.