A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou na última semana o Projeto de Lei 5504/23, do deputado federal Pinheirinho (PP-MG), que prevê a presença de profissionais capacitados nas escolas brasileiras para apoiar o tratamento diário de alunos com diabetes tipo 1. A medida visa oferecer auxílio especializado e suporte adequado para mais de 92.300 crianças e adolescentes que convivem com a condição no ambiente escolar.
Com essa proposta, o PL busca garantir que os estudantes recebam o atendimento necessário durante a rotina escolar, facilitando o controle e o manejo da diabetes tipo 1, especialmente desafiador na infância e adolescência. A aprovação do projeto representa um avanço importante no suporte à saúde dos jovens no ambiente educacional, promovendo mais segurança e bem-estar para esses alunos e suas famílias.
Proposta mudaria rotinas
Uma das grandes preocupações de pais e responsáveis é o controle da glicose dos filhos no ambiente escolar. Monique Moraes, mãe da Gabrielle Moraes (16), que convive com a diabetes há 10 anos, conta que o início foi desafiador, porque precisava ir ao colégio todos os dias.
“Eu tinha que ir na escola aplicar a insulina nela. Então, a minha vida, nesse ponto aí, meio que paralisou, né? E eu não podia pegar uma caneta de insulina e dar na mão de uma pessoa que não entendia, né? Então, assim, nas escolas, se tivesse um apoio, né? Seria diferente!