5 dicas para comer arroz branco sem culpa

Alimentação

Para pessoas com diabetes, a alimentação assume um grande papel na jornada para uma vida saudável. Mais do que apenas nutrir o corpo, ela se torna uma ferramenta poderosa no controle dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo complicações e promovendo o bem-estar geral.

O diabetes se caracteriza pela dificuldade do corpo em regular a glicose, o açúcar presente no sangue. Essa glicose é essencial para fornecer energia às células, mas quando seus níveis se elevam excessivamente, surgem os perigos da doença.

É nesse contexto que a alimentação se torna fundamental. Através de escolhas inteligentes e personalizadas, podemos influenciar diretamente nos níveis de glicose no sangue, contribuindo para um controle glicêmico eficaz.

Entenda os 5 benefícios de uma alimentação adequada com o arroz:

1. Controle da Porção: A quantidade ideal de arroz varia para cada pessoa, mas geralmente, uma porção para pessoas com diabetes equivale a 1/4 a 1/3 do prato, acompanhada de proteínas magras e vegetais.

2. Combinação Estratégica: Combine o arroz com alimentos ricos em fibras e proteínas, como legumes, verduras, saladas, frango ou peixe. Essa combinação retarda a absorção do açúcar, controlando a glicemia e promovendo saciedade.

3. Arroz Resfriado: O cozimento e resfriamento do arroz convertem parte do amido em uma forma resistente, de digestão mais lenta, diminuindo o impacto no açúcar no sangue. Prepare o arroz com antecedência e refrigere antes de consumir. Estudo: Effects of reheating rice on the postprandial glycaemic response: a systematic review and meta-analysis” publicado por Englyst et al. (2016)

4. Grãos Alternativos: Incorpore grãos com baixo índice glicêmico, como quinoa e chia, na dieta para diversificar e auxiliar no controle da glicemia.