Chocolate de insulina pode revolucionar tratamento do diabetes

Tecnologia Tratamento

O que parecia improvável aconteceu!  Cientistas de universidades da Australia e da Noruega desenvolvera uma barra de chocolate, sem açúcar, com nanopartículas de insulina e novidade pode revolucionar o tratamento do diabetes nos próximos anos. A novidade foi testada em animais com a doença e se mostrou segura e eficaz no controle glicêmico. O método foi testado em ratos  e  babuínos e sua conclusão publicada na revista Nature Nanotechnology.

A busca por insulina via oral é um desafio para ciência no mundo há muitos anos. A maior dificuldade dos pesquisadores era desenvolver um medicamento com insulina que não seja dissolvido no estômago — antes de chegar ao fígado. 

Os pesquisadores decidiram colocar as nanopartículas de insulina em cápsulas pratas na tentativa de impedir que o hormônio fosse destruído pelo ácido estomacal e pelas enzimas do sistema digestivo. A estratégia teria dado certo nos estudos com animais. 

 (Imagem: Nicholas Hunt/UiT)

Ainda segundo os pesquisadores responsáveis pela descoberta, a cápsula protetora da insulina só é decomposta por enzimas liberadas quando os níveis de glicose estão elevados no sangue.  Quando o açúcar está baixo, isso não acontece, o que reduziria os casos de hipoglicemia.

O próximo passo é testar o “chocolate de insulina” em humanos. Isso deve acontecer até 2025 e caso a estratégica seja positiva, o novo medicamento, em forma de barra de chocolate, pode estar pronto em 2 ou 3 anos, de acordo com os cientistas da Universidade de Tromsø (UiT) e da Universidade de Sidney. Um comprimido com a mesma formula do chocolate também deve ser testado pelo cientistas. 

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo: