No dia a dia de quem convive com o diabetes encontrar alternativas simples e eficazes para manter a saúde em dia é fundamental.
Um estudo recente da Universidade de Adelaide, na Austrália, trouxe uma boa notícia para os amantes de chá: beber chá-preto todos os dias pode reduzir significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
De acordo com a pesquisa, que analisou os hábitos de quase 2.000 adultos em diversas regiões da China, aqueles que consumiam chá-preto diariamente apresentaram uma chance 53% menor de desenvolver pré-diabetes e 47% menos risco de serem diagnosticados com diabetes tipo 2, em comparação com quem não tinha esse hábito.
Esses resultados se mantiveram mesmo após ajustes para diversos fatores como idade, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, níveis de glicose em jejum, colesterol, histórico familiar de diabetes, consumo de álcool, tabagismo e prática de exercícios físicos.
Mas o que faz do chá-preto um aliado na prevenção do diabetes?
Diferente de outros tipos de chá, o chá-preto passa por uma fermentação microbiana que cria compostos bioativos específicos. Esses compostos não só ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, mas também aumentam a excreção de glicose na urina e melhoram a sensibilidade à insulina, fatores cruciais no controle do diabetes.
Os pesquisadores sugerem que os compostos bioativos da bebida quente podem atuar de maneira semelhante a medicamentos modernos usados no tratamento do diabetes tipo 2, ajudando a prevenir a doença. Além disso, esses compostos oferecem proteção extra para o coração e os rins, órgãos, frequentemente afetados em pessoas com a doença.
Os benefícios do chá-preto
O chá preto é rico em antioxidantes, que desempenham um papel essencial no combate aos radicais livres, moléculas que causam danos às células e estão associadas ao envelhecimento e ao desenvolvimento de várias doenças crônicas.