O Projeto de Lei 2.687/2022, que reconhece o diabetes tipo 1 como deficiência para efeitos legais, foi aprovado pelo Senado Federal em 18 de dezembro de 2024 e agora depende da sanção presidencial para entrar em vigor. Se sancionado, o projeto pode abrir as portas para que pessoas com diabetes tipo 1 solicitem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo mensal. No entanto, a concessão não será automática e dependerá de critérios rígidos.
Atualmente, o BPC é garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e contempla pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos que pertençam a famílias de baixa renda, com renda per capita inferior a 1/4 do salário mínimo, que está em R$ 1.518. A aprovação do PL ampliaria o alcance do benefício, incluindo pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1, mas a obtenção dependerá do cumprimento de regras específicas.
Quem terá direito ao BPC?
Apesar da possível aprovação do projeto de lei, o direito ao benefício estará condicionado a uma série de exigências. Não basta ser diagnosticado com diabetes tipo 1 para receber o BPC. Será necessário: