Cada vez mais, a comunidade científica está descobrindo os possíveis benefícios da cannabis medicinal, especialmente no tratamento e prevenção do diabetes tipo 2. No Brasil, onde cerca de 90% dos pacientes com diabetes são diagnosticados com esse tipo de diabetes tipo 2, um estudo recente revela que a cannabis medicinal pode oferecer novas esperanças.
Estudos revelam potenciais da cannabis medicinal
Pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, no Irã, conduziram um estudo que demonstrou que o uso de cannabis medicinal pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Os autores do estudo indicam que a cannabis pode ter “efeitos protetores” contra uma doença.
Além disso, pesquisas indicam que o sistema endocanabinoide, ativado pelos canabinoides presentes na cannabis, desempenha um papel importante na regulação do metabolismo da glicose e na resistência à insulina. De acordo com o Dr. Flavio Geraldes Alves, presidente da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide (APMC) e consultor médico da NuNature Labs, esse sistema é crucial para a modulação desses processos metabólicos.