A Sanofi, que fabrica a caneta Apidra Solostar – solução injetável de 100 UI/mL, alerta para a interrupção temporária da importação do medicamento para o Brasil.
O laboratório afirma ainda que enfrenta desafios na cadeia de produção e fornecimento. “A situação geral é resultado de alguns desafios em nossas linhas de preenchimento de caneta SoloStar e Vial (ampola), impulsionados por problemas técnicos que impactaram o fornecimento”, diz a assessoria. Vale ressaltar que essa situação não está relacionada a nenhuma preocupação com a segurança ou qualidade dos produtos distribuídos.
O material é produzido em Frankfurt, na Alemanha. “Estamos trabalhando para maximizar as capacidades de fabricação relevantes em nossa unidade de produção em Frankfurt. O objetivo é reduzir impactos”, afirma a empresa. Apesar dos esforços já há registros de falta das canetas em farmácias brasileiras. “Estamos fazendo todos os esforços para mitigar o impacto da situação de fornecimento e retornar aos níveis regulares de estoque o mais rápido possível. A situação está evoluindo positivamente, e estamos trabalhando com todas as autoridades de saúde relevantes, com o objetivo de minimizar o impacto no nível do paciente. Esperamos que essa situação seja resolvida o mais breve possível”, conclui a assessoria da Sanofi.
Pacientes que fazem uso das substâncias devem procurar o seu médico para orientação sobre uma possível troca de medicamento.
Veja o comunicado oficial da Sanofi:
São Paulo, 16 de janeiro de 2023 — A Sanofi informa que protocolou em 12/01/2023, perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a notificação de descontinuação temporária de fabricação/importação de APIDRA® SOLOSTAR® e VIAL (insulina glulisina) solução injetável 100 UI/mL, devido a atraso na importação dos produtos. Destacamos que esse evento não possui relação com a segurança e eficácia do medicamento.
Reiteramos que esta notificação se refere as apresentações: • APIDRA® SOLOSTAR® (insulina glulisina) solução injetável 100 UI/mL; • APIDRA® VIAL (frasco-ampola) insulina glulisina solução injetável 100 UI/mL.
Ressaltamos que a Sanofi está empreendendo todos os esforços para que o restabelecimento ocorra o mais rápido possível. Recomendamos aos pacientes que procurem o seu médico para orientações sobre o tratamento.
Para mais informações, estamos à disposição por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo número 0800 703 00 14 (disponível de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h) ou pelo fale conosco: http://www.sanofi.com.br/pt/fale-conosco