Projeto de lei que trata diabetes como deficiência volta à estaca zero com mudança de relator

Tratamento

Entidades e pessoas com diabetes pedem celeridade na votação em Brasília; Houve troca de relator na Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência e tramitação do projeto parou

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

O início da nova legislatura da Câmara dos Deputados, em Brasília, praticamente parou a tramitação do projeto de lei 2687/2022. A proposta classifica o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência, para efeitos legais.

O PL já tinha recebido parecer favorável do deputado Professor Joziel (Patriota-RJ), até então relator da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência, porém ele não foi reeleito. Com a posse dos novos deputados federais e a nomeação de um novo relator o parecer foi anulado.

Agora é o deputado Leo Prates (PDT-BA), quem analisa o projeto. A assessoria informou que ele está analisando o projeto. “O deputado Leo Prates está ouvindo todas as partes envolvidas, incluindo associações e demais representações de pacientes que queiram contribuir com sugestões para melhorias no PL”, afirma a nota.

O texto chegou às mãos do novo relator no dia 11 de abril e no dia seguinte os deputados puderam sugerir mudanças. O prazo acabou no dia 26 de abril e nenhuma emenda foi apresentada. Não há prazo para que Leo Prates apresente sua decisão.

Pressão da sociedade