Café pode reduzir em 25% os riscos de diabetes tipo 2, diz pesquisa

Tratamento

O café é bem-vindo em qualquer momento do dia. Seja para dar energia ou até trazer um sabor suave e especial após o almoço. Para quem tem diabetes, todo alimento a ser consumido, até o cafezinho, precisa ter um olhar crítico e fiel para que seja evitado qualquer episódio de hipoglicemia.

Diversos estudos epidemiológicos e experimentais investigaram a relação entre o café e o diabetes, com resultados que sugerem benefícios potenciais do café na prevenção e no controle do diabetes tipo 2.

Uma meta-análise de 21 estudos com mais de 300.000 participantes, publicada na revista “Diabetes Care“, concluiu que o consumo de quatro xícaras de café por dia foi associado a uma redução de 25% no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Outro estudo importante, publicado na revista “Circulation” em 2014, acompanhou mais de 100.000 adultos por 20 anos e descobriu que aqueles que consumiam mais café tiveram um risco 23% menor de desenvolver diabetes tipo 2.

Benefícios do café para pessoas com diabetes

Melhora da sensibilidade à insulina: O café pode aumentar a sensibilidade das células à insulina, um hormônio crucial para o controle do açúcar no sangue.

Redução da produção de glicose: O café pode diminuir a produção de glicose pelo fígado, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Efeitos anti-inflamatórios: O café possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.