Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br
Os sucos são amplamente consumidos e muitas vezes vistos como uma opção saudável. Porém, para pessoas com diabetes, o consumo de sucos pode trazer riscos à saúde. Vamos desvendar a relação entre suco, fruta e néctar, e entender como essas bebidas podem impactar o controle glicêmico e a saúde de quem vive com diabetes.
Fruta, suco e néctar
Para começar, é importante entender a diferença entre fruta, suco e néctar. A fruta é a fonte natural e integral de vitaminas, minerais e fibras. O suco é a bebida obtida ao espremer a fruta, contendo uma concentração maior de vitaminas e minerais, mas com menor teor de fibras. Já o néctar é uma mistura de suco de fruta com água e açúcar adicionados, resultando em uma bebida mais doce e menos nutritiva do que o suco natural.
Segundo a nutricionista Larissa Angeloco “ao preparar um copo de suco de fruta, é importante ter em mente que a quantidade de açúcar aumenta significativamente, uma vez que para sua obtenção é necessária uma quantidade maior de frutas. E, consequentemente, como aumentamos a quantidade de açúcar, a quantidade de calorias também irá aumentar”. Ela também lembra que ao fazer o suco acabamos descartando as cascas, bagaços e sementes das mesmas, sendo que estas partes concentram a maior quantidade de fibras. “É importante lembrar que as fibras ajudam no controle da glicemia por diminuir a velocidade com que o açúcar das frutas é absorvido pelo organismo, ou seja, o açúcar da fruta será absorvido mais rápido se consumido em forma de suco”, afirma a nutricionista que apresenta os números dessa combinação: “Se pegarmos como exemplo uma unidade de laranja, a qual terá em torno de 130 g de parte comestível, teremos 49 kcal, 11,8 g de carboidratos e 1 g de fibras. Já em um copo de suco de laranja, com 250 mL, teremos 82,5 kcal, 19 g de carboidratos e 0 g de fibras”.
O consumo frequente de sucos açucarados pode trazer consequências preocupantes para pessoas com diabetes. “O controle adequado dos níveis de açúcar no sangue é fundamental para a saúde de quem tem diabetes. O consumo frequente de sucos pode dificultar esse controle, aumentando o risco de hiper e hipoglicemia. Esse descontrole glicêmico, por sua vez, aumenta os riscos de complicações relacionadas ao diabetes, como problemas cardiovasculares, neuropatia, retinopatia e nefropatia”, alerta Larissa.
Outro ponto importante é o aumento do teor calórico dos sucos, o que pode levar ao ganho de peso. Em pessoas com diabetes tipo 2, isso pode agravar a resistência à insulina e piorar o controle glicêmico e ainda tem a questão da quantidade. “Beber suco pode não proporcionar a mesma sensação de saciedade que comer a fruta inteira. Isso pode levar ao consumo excessivo de calorias e carboidratos, o que pode afetar negativamente o controle do açúcar no sangue”, lembra a nutricionista.
Alternativas ao suco
Diante dos riscos associados ao consumo frequente de sucos açucarados, é importante considerar alternativas mais saudáveis para quem vive com diabetes.
Consuma a fruta inteira: Opte por comer a fruta em sua forma natural, pois assim você aproveita todos os benefícios das fibras, que ajudam a controlar a absorção de açúcar e proporcionam uma sensação de saciedade mais duradoura.
Água com sabor: Se você busca uma bebida com sabor, experimente adicionar rodelas de limão, laranja ou outras frutas cítricas à água. É uma maneira refrescante e sem açúcar de dar sabor à sua hidratação.
Chás naturais: Chás de ervas ou frutas sem adição de açúcar podem ser uma ótima opção de bebida saborosa e saudável.
Bebidas adoçadas artificialmente: Em alguns casos, bebidas adoçadas artificialmente podem ser uma alternativa, mas é importante consultar um profissional de saúde antes de incluí-las em sua dieta.
Sucos com mais açúcar
Larissa Angeloco também apresenta uma lista dos sucos de frutas mais calóricos. Vale lembrar que aqui ela considera o preparo sem adição de açúcar: “O suco de uva integral contém uma grande quantidade de uvas em sua composição, o que o torna mais calórico. Em 200 mL, temos em média 114 kcal e 28 g de carboidratos. Essa mesma quantidade de suco de abacaxi natural tem, em média, 105 kcal e 23 g de carboidratos e o suco de pêssego com 73 kcal e 17 g carboidratos”.