Bacalhau: Saiba os benefícios para quem tem diabetes

Alimentação

Com a chegada da Sexta-feira santa, muitas famílias tradicionalmente preparam pratos à base de peixe, como o bacalhau. Para aqueles que convivem com diabetes, é importante entender como incorporar esse alimento de maneira saudável em sua dieta.

O bacalhau e outros peixes são excelentes fontes de proteína magra, além de serem ricos em ácidos graxos ômega-3, que contribuem para a saúde cardiovascular. Esses nutrientes tornam o bacalhau uma opção saudável para pessoas com diabetes, desde que preparado de maneira adequada e combinado com uma dieta equilibrada.

A nutricionista Deise Santiago salienta que a quantidade ideal de peixe pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, mas, em geral, uma porção saudável é de aproximadamente 100 a 150 gramas, o que corresponde ao tamanho da palma da mão. Essa medida ajuda a controlar a ingestão de calorias e garantir um equilíbrio adequado na dieta.

De acordo com o manual de carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes, 1 colher de sopa de bacalhoada tem 50 calorias e 2g de carboidratos. Já 1 escumadeira média de bacalhau apenas cozido tem 88 calorias e 0g de carboidratos o que o torna uma ótima opção para quem tem diabetes.

Ao preparar o bacalhau ou outros peixes, é importante evitar técnicas de cozimento que adicionem excesso de gordura, como fritura ou empanamento. O ideal é optar por métodos mais saudáveis, como grelhado, assado, cozido ou no vapor, para preservar os nutrientes e manter o teor de gordura sob controle.

O bacalhau pode ser uma escolha nutritiva e saborosa para pessoas com diabetes durante a Sexta-feira Santa. É possível desfrutar dessa tradição culinária de forma equilibrada, promovendo assim a saúde e o bem-estar.

Sugestão de receita de bacalhau para pacientes com diabetes:

Bacalhau ao Forno com Vegetais Assados e Quinoa

Ingredientes:

•         4 filés de bacalhau dessalgados

•         4 batatas médias

•         2 cebolas

•         2 pimentões (vermelho e amarelo)

•         2 tomates

•         2 dentes de alho picados

•         Azeite de oliva extravirgem

•         Sal e pimenta a gosto

•         Ervas frescas (opcional, para decorar)

•         1 xícara de quinoa

•         2 xícaras de água ou caldo de legumes

Modo de preparo:

1.       Pré-aqueça o forno a 200°C.

2.       Prepare os vegetais cortando as batatas, cebolas, pimentões e tomates em fatias finas. Disponha-os em uma assadeira grande.

3.       Regue os vegetais com um fio de azeite de oliva e tempere com sal, pimenta e alho picado a gosto.

4.       Coloque os filés de bacalhau sobre os vegetais na assadeira. Tempere o bacalhau com um pouco mais de azeite de oliva, sal, pimenta e alho picado.

5.       Leve a assadeira ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 25-30 minutos, ou até que o bacalhau esteja cozido e os vegetais estejam macios e levemente dourados.

Enquanto o bacalhau e os vegetais estão assando, prepare a quinoa.

1.       Enxágue a quinoa em água fria e escorra. 2.       Em uma panela, coloque a quinoa e a água ou caldo de legumes. 3.       Deixe ferver, reduza o fogo, tampe e cozinhe por cerca de 15-20 minutos, ou até que toda a água seja absorvida e a quinoa esteja macia.

4.       Retire do fogo e reserve.

Retire a assadeira do forno e deixe descansar por alguns minutos.

Sirva o bacalhau e os vegetais assados acompanhados da quinoa cozida.

Decore com ervas frescas, se desejar.

Média de carboidratos dessa receita: 85g

Rendimento: 4 porções

Carboidrato por porção: 21g

Além do famoso bacalhau existe a possibilidade de optar por outros tipos peixes para consumo durante a Sexta-feira Santa, é recomendável escolher variedades magras, como tilápia, linguado, pescada ou truta. Essas opções são mais baixas em gordura saturada e podem ajudar a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue, essenciais para quem convive com diabetes.

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *