Um vídeo de uma família da Laguna (SC) viralizou nas redes sociais nos últimos dias após encontrarem o ‘esconderijo’ de doces do avô que tem diabetes tipo 2. Daniel Martins, de 84 anos, escondia, entre os livros do quarto, algumas guloseimas para comer enquanto ninguém via. O momento foi registrado pela neta, Sarah Martins, de 22 anos. Veja:
O portal “Um Diabético” falou com a Sarah para entender mais sobre o vídeo que tomou conta da internet e foi parar em diversos portais de notícia. Ela conta que tudo começou a partir de uma desconfiança da avó.
“A gente foi pro apartamento do meu avô, e depois do almoço, tava procurando alguma coisinha doce pra comer. E aí a minha avó comentando que, muitas vezes, eles iam no supermercado e lembrava que ela tinha comprado alguns doces. Ela também gosta bastante daquela bolachinha da Bauducco e que não sabia onde tinha ido parar. Eles compram juntos no supermercado. E aí foi nisso que ela começou a desconfiar.”
A neta ainda conta que os farelos de biscoito chamaram a atenção da avó, que é muito cautelosa com a limpeza da casa.
“Ela reparou que ali perto da estante dos livros do meu avô tinha farelo do biscoito. E aí ela começou a ligar as coisas. Ela viu o farelo do biscoito, ela viu que ela tava comprando e não tava encontrando. E aí começou a pensar que ele tava escondendo. E aí foi perto da estante que ela começou a procurar e encontrou. Aí foi o momento em que eu peguei pra gravar os biscoitos escondidos.”
Apesar do esconder as guloseimas, Sarah afirma que o avô cuida muito bem da saúde e que convive com o diabetes há mais de 50 anos.
“Ele adquiriu a diabetes durante a vida, ali na faixa dos 30 e poucos anos, e desde então, ele se cuida muito. Todos os dias de manhã, ele tem um aparelhinho, ele mede a glicose, tem todos os cuidados, a gente sabe que ele é cuidadoso.”
A descoberta dos biscoitos, que já tomou conta das redes sociais, foi gravada para guardar lembranças. A neta do sr. Daniel ainda conta que a família sempre gravou os momentos felizes.
“A gente sempre teve o costume de gravar momentos em família pra recordação mesmo. Só que tem mais ou menos umas três semanas que eu decidi que eu ia começar a gravar pra postar nas redes, que sempre foi uma vontade minha. Então naquele dia eu já queria postar alguma coisa, eu já queria gravar algum vídeo. E aí me deu na telha aquele momento que eu poderia compartilhar, sabe?”
Cuidados com diabetes tipo 2
Apesar de uma boa lembrança e um vídeo descontraído, é importante lembrar que o diabetes tipo 2 tem diagnósticos ligados a alguns fatores hereditários, de alimentação, sobrepeso, sedentarismo, etc. No entanto, o doce não é o único responsável por um diagnóstico. Assim como o Daniel, de 84 anos, que convive com a condição há tanto tempo, é possível balancear uma alimentação, manter uma vida saudável e possibilitando um doce em uma sobremesa ou um café em família.