Aos 10 anos, Valentina se tornou um exemplo de determinação e força. Diagnosticada com diabetes tipo 1 aos 3 anos, a pequena de São Paulo capital aprendeu desde cedo a conviver com os desafios da condição. No entanto, encontrou na patinação um aliado poderoso para manter sua glicemia sob controle e transformar sua rotina em uma jornada mais leve e com emoções.
A patinação de velocidade conquistou Valentina. O esporte exige disciplina, foco e resistência, qualidades que ela incorporou ao seu dia a dia. Ainda assim, treinando três vezes por semana, a jovem atleta não demorou a se destacar em competições, alcançando importantes conquistas em pouco tempo.

Conquistas e premiações com a patinação
Por isso, com dedicação, Valentina já coleciona inúmeras medalhas e títulos. Em 2023, tornou-se campeã paulista ao conquistar o primeiro lugar na soma de todas as etapas do ano. Além disso, no início de 2024, no Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade realizado em Araucária, Paraná, ela conquistou três medalhas de ouro e uma de bronze em sua categoria, além do prêmio de melhor atleta da competição.
Seus feitos continuaram ao longo do ano, garantindo novos títulos importantes:
- Campeã Brasileira no Campeonato Brasileiro 2024 Etapa Pista – Brasília (Categoria PRÉ-MIRIM);
- Campeã do Troféu Brasil – Open Internacional 2024 – Belo Horizonte (MG);
- 1º Lugar na Marathon Scapole Internacional – Lagoa Santa (MG) (2km);
- 1º Lugar na Santa Catarina Inline Marathon Internacional 2024 (2km);
- Bicampeã Paulista 2024, garantindo o primeiro lugar na soma de todas as etapas do ano.