Nos últimos dias, um aplicativo chamado “Pressão Arterial e Açúcar”, da desenvolvedora HealthTracker Apps, tem chamado a atenção nas redes sociais por prometer um recurso que, na prática, não tem base científica: a medição do índice de glicose no sangue apenas pela digital. No Play Store, o app aparece como patrocinado para impulsionar os downloads, que já passa de 10 milhões.

Aplicativo engana ao prometer medição sem coleta sanguínea
O “Um Diabético” analisou a descrição do aplicativo tanto na Play Store quanto na App Store e verificou que ele não possui qualquer embasamento científico. A tecnologia para medir a glicemia exige coleta sanguínea, seja por meio do tradicional teste com tiras reagentes ou por sensores de glicose. Qualquer outra alegação, como a medição por toque na câmera do celular, é enganosa.
Reclamações de usuários e falta de transparência
Além de promessas falsas, o aplicativo tem recebido uma enxurrada de críticas de usuários. Muitos relatam que foram atraídos pela promessa de medição instantânea, mas, ao instalar o app, perceberam que ele apenas permite o registro manual dos índices de glicemia. Ou seja, ele não mede nada, apenas funciona como um diário de anotações.
Outro ponto preocupante é a falta de informações sobre a empresa desenvolvedora.