A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, anunciou uma mudança em relação aos rótulos de iogurtes. Agora, esses produtos poderão incluir informações que sugerem a redução do risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2.
A decisão veio após uma petição da Danone North America, fabricante de iogurtes, que argumentou a favor desta alteração. Após analisar diversos estudos, a agência concluiu que há “alguma evidência” que apoia a relação entre o consumo de iogurte e a redução do risco dessa doença metabólica.
A FDA enfatiza que essa evidência é limitada e que as alegações de saúde devem ser apresentadas de forma a não confundir os consumidores. A proposta trouxe como base 28 estudos observacionais, que investigaram a relação entre o consumo de iogurte e o risco de diabetes tipo 2. Porém, devido à limitação desses estudos, a agência exige que as alegações de saúde sejam cuidadosamente redigidas e que os consumidores sejam informados sobre a natureza limitada das evidências.
Agora, os rótulos dos iogurtes podem incluir as seguintes informações:
- “Comer iogurte regularmente, pelo menos 2 xícaras (3 porções) por semana, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. A FDA concluiu que há informações limitadas que apoiam esta afirmação”
- “Comer iogurte regularmente, pelo menos 2 xícaras (3 porções) por semana, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, de acordo com evidências científicas limitadas.”