Anvisa diz que medidor a laser de glicose é “irregular” e não possui registro no Brasil

Fake News

Recentemente, um novo dispositivo chamou a atenção: um medidor de glicose a laser, que promete medir os níveis de açúcar no sangue de forma não invasiva, sem a necessidade de picadas no dedo, parecido com um oxímetro. No entanto, essa promessa tem gerado preocupações tanto entre médicos e nos órgãos oficiais de saúde.

O jornalismo do portal Um Diabético recebeu diversas mensagens e questionamentos de seguidores e leitores a respeito deste produto. Durante a investigação, percebemos que vários aspectos não condiziam com um monitoramento eficaz da glicose, podendo trazer complicações para pessoas com esperança de ter menos dor na hora de fazer o acompanhamento da glicose e que fosse confortável.

Solicitamos um posicionamento para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prontamente nos esclareceu informações importantes sobre esse medidor. Nossa equipe também tentou falar com o contato disponível no site desse produto, mas o e-mail não foi reconhecido, nos fazendo entender que algo de errado estava acontecendo.

O que diz a Anvisa

Em resposta ao jornalismo do portal Um Diabético, a Anvisa esclareceu que esse monitor de glicose não possui registro ou notificação na base de dados da agência, tornando sua comercialização irregular no Brasil.

Além disso, a Anvisa ressaltou que, até o momento, não há nenhum dispositivo para monitoramento de glicose por leigos que utilize tecnologia a laser aprovado pela agência.

A ausência de registro é um indicativo claro de que o produto não passou pelos rigorosos testes de segurança e eficácia necessários para ser comercializado legalmente no país.

Riscos ao comprar produtos sem registro da Anvisa

Ao optar por comprar um produto sem registro na Anvisa, como este, o consumidor não apenas perde a garantia de segurança e eficácia do dispositivo, mas também fica sem qualquer amparo legal caso o produto apresente falhas ou cause danos à saúde.