Senado abre consulta popular sobre lei que trata diabetes como deficiência

Saúde Pública

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

Aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado, o projeto de lei que considera o diabetes tipo 1 como deficiência, agora será apreciado no Senado. A tramitação deve seguir os mesmos moldes, passando pelas principais comissões da casa de leis.

Depois de virar lei, pessoas com diabetes mellitus tipo 1 terão os mesmos direitos já adquiridos pelas pessoas com deficiência (PCD) no Brasil.

Para participar da consulta pública disponível aqui basta fazer um cadastro no portal do Senado. Cada pessoa pode votar apenas uma vez. Todos os projetos de lei e demais proposições que tramitam no Senado ficam abertos para receber opiniões desde o início até o final de sua tramitação, conforme estabelecido na Resolução nº 26 de 2013.

Os senadores tomam conhecimento da votação popular porque os dados são públicos e as manifestações são comunicadas periodicamente aos gabinetes parlamentares. Os senadores não precisam seguir o resultado da votação. “A votação proporcionada pela consulta pública não vincula votos ou opiniões dos senadores. Ela tem o propósito de sinalizar a opinião do público que participou da consulta, de modo a contribuir com a formação de opinião de cada senador”, diz o Senado.

Acesse aqui e deixe sua opinião.

Sobre o Projeto de Lei

O Projeto de Lei 2687/22 classifica o diabetes mellitus tipo 1 (DM 1) como deficiência para efeitos legais. Pelo texto já aprovado pela Câmara dos Deputados e neste momento sendo avaliado pelo Senado, o Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.

O médico endocrinologista Levimar Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes defende a importância do projeto. “Nós apoiamos! O projeto ajuda na busca por recursos pra essas pessoas que têm dificuldade na compra de insumos e precisam se aposentar mais cedo”, destaca ele.
Segundo o Ministério da Saúde, diabetes mellitus é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade desse hormônio exercer adequadamente os efeitos no organismo. É caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.