A alimentação é um dos principais pilares no tratamento do diabetes e sempre gera muitas dúvidas. Alguns alimentos são confundidos como naturais porém possuem alto índice glicêmico e poucas pessoas sabem. O Índice Glicêmico mede a rapidez com que um alimento eleva os níveis de açúcar no sangue. Alimentos com índice glicêmico alto causam picos rápidos de glicemia, o que pode prejudicar o bom controle do diabetes. Conheça alguns desses aliados disfarçados e veja como consumi-los com mais segurança:
- Torrada:
Apesar de ser um item básico no café da manhã, a torrada, principalmente quando feita com pão branco, pode elevar rapidamente a glicemia. Pessoas com diabetes devem ter cautela ao consumi-la, pois o índice glicêmico da torrada pode variar significativamente de acordo com o tipo de pão utilizado e o modo de preparo. O potencial glicêmico costuma elevar os níveis de açúcar no sangue com rapidez dependendo também acompanhamentos utilizado e do tempo de torrada. Melhor seria optar por versões integrais ou com baixo índice glicêmico, como pão de centeio ou multigrãos.
- Ketchup:
Um condimento presente em diversos pratos, o ketchup é rico em açúcares e conservantes, que aumentam a glicemia. O ideal é substituí-lo por molhos caseiros à base de tomate fresco, ervas e especiarias. Embora o índice glicêmico do ketchup seja alto, a quantidade de carboidratos presente é relativamente baixa. Uma colher de sopa (cerca de 15g) contém cerca de 4g de carboidratos, o equivalente a 0,5 unidade de troca alimentar. O consumo moderado de ketchup pode ser permitido por pessoas que convivem com diabetes, desde que seja feito com cautela e dentro das recomendações individualizadas por um nutricionista ou médico.
- Barras de cereal:
Gostei muito dessas informações, e me serão muito úteis, como diabético.