Amamentação pode ajudar a controlar níveis de glicose

Agosto Dourado: amamentação pode ajudar a regular os níveis de glicose da mãe com diabetes

Alimentação Tratamento

O Agosto Dourado é o mês de conscientização sobre a importância da amamentação, uma prática primordial para a saúde dos bebês e das mães. E para as mães que vivem com diabetes, seja tipo 1, tipo 2, ou gestacional, o processo de amamentação pode apresentar desafios.

Para entender melhor como o diabetes influencia a amamentação e como essas mães podem se preparar, nossa equipe de jornalismo conversou com a enfermeira obstetra e consultora internacional de lactação, Cinthia Calsinski, e a endocrinologista e metabologista, Dra. Thais Mussi.

Elas compartilharam suas visões sobre como garantir que a amamentação seja bem-sucedida e saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê.

O impacto do diabetes na produção e qualidade do leite materno

Uma das principais preocupações para as mães com diabetes é como a doença pode afetar a produção e a qualidade do leite materno. Cinthia Calsinski explica que mulheres com diabetes, especialmente se não estiver bem controlado, podem ter um atraso na lactogênese, o início da produção de leite. Esse atraso ocorre devido a desequilíbrios hormonais que interferem na prolactina e na insulina, hormônios cruciais para a produção de leite. 

Dra. Thais Mussi complementa ao dizer que a doença pode retardar a transição do colostro para o leite maduro, conhecido como lactogênese II, o que pode reduzir temporariamente a produção de leite.

Ela também ressalta que, embora a composição do leite materno possa ser ligeiramente alterada, apresentando níveis mais altos de glicose, isso não significa que o leite seja de menor qualidade.

“É importante monitorar esses níveis para garantir que o bebê receba uma nutrição equilibrada”, afirma.

Benefícios da amamentação para mães com diabetes

A amamentação não é apenas segura para mães com diabetes, mas também traz uma série de benefícios específicos. Cinthia observa que a amamentação ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, facilitando o controle dos níveis de glicose no sangue.