Açúcar na dieta: estudo estabelece quantidade ideal de consumo diário

Alimentação

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

Reduzir o consumo de açúcares adicionados para menos de 25 gramas por dia e limitar o consumo de bebidas açucaradas a menos de uma porção por semana é a nova diretriz para quem procura uma alimentação mais saudável.

Um recente estudo científico buscou avaliar a qualidade das evidências disponíveis e os possíveis efeitos do consumo de açúcar na dieta em relação a diversos resultados de saúde.
A pesquisa analisou uma extensa quantidade de estudos, incluindo revisões sistemáticas, meta-análises e diversos ensaios clínicos randomizados. Ao todo, foram avaliados mais de 8.600 artigos e os resultados revelaram associações prejudiciais significativas entre o consumo de açúcar na dieta e uma variedade de problemas de saúde.

Larissa Angeloco é nutricionista, especialista e professora de pós graduação da USP

O açúcar adicionado refere-se à quantidade de açúcar que foi adicionada a um alimento durante sua produção, processamento ou preparação. Esses açúcares podem ser adicionados de diferente formas como açúcar de mesa, xarope de milho, mel, melaço, maltodextrina, entre outros.

Já o açúcar presente nas frutas/legumes é considerado um açúcar naturalmente presente nesses alimentos e vai ter uma absorção diferente do açúcar adicionado. “Enquanto os açúcares adicionados são absorvidos rapidamente pelo organismo, levando a picos rápidos de glicemia no sangue, o açúcar naturalmente presente em frutas e legumes é acompanhado de fibras, vitaminas e minerais, o que vai ajudar a retardar a absorção de açúcar pelo organismo e consequentemente levar a um pico mais lento de glicemia no sangue quando comparado ao açúcar adicionado”, explica a nutricionista Larissa Angeloco, especialista e professora de pós graduação na Universidade de São Paulo (USP).

É importante lembrar que o alto consumo de açúcar adicionado não faz mal somente para as pessoas com diabetes, mas para toda a população. “Recomenda-se que os indivíduos diabéticos tenham uma alimentação equilibrada como a população em geral priorizando o baixo consumo de açúcar simples associado ao consumo de carboidratos provenientes de vegetais, legumes, leguminosas, frutas, laticínios e grãos integrais, o que irá favorecer a redução do índice glicêmico das refeições”, alerta Larissa.

Peso corporal e gordura
As evidências sugerem que um maior consumo de açúcar na dieta está associado ao aumento do peso corporal, especialmente em bebidas adoçadas com açúcar.