Segundo dados levantados pelo Atlas da International Diabetes Federation (IDF), aproximadamente 18 milhões de pessoas são pré-diabéticas no Brasil e estima-se que a incidência dessa condição chegue a 22,4 milhões de pessoas em 2045. Ao contrário do que muitos pensam, o pré-diabetes é uma condição de alerta e deve ser tratada precocemente, para evitar que a saúde seja comprometida a longo prazo e progrida para o diagnóstico de diabetes tipo 2.
Diferente dos tipos 1 e 2 de diabetes, uma pessoa nessa condição tem a possibilidade de reverter este quadro e pode ser tratada através de mudanças de hábitos alimentares, além de incluir a atividade física em sua rotina. Por isso, neste artigo, vamos apresentar a verdade por trás da condição de pré-diabetes e trazer medidas simples e proativas que você deve tomar em relação à sua saúde.
Afinal, o que é Pré-Diabetes?
A condição de pré-diabetes acontece quando os níveis de glicose no sangue estão elevados, mas não o suficiente para serem classificados como diabetes tipo 2. É um sinal de alerta claro de que o corpo não está processando adequadamente o açúcar no sangue e se não forem tomadas medidas poderá evoluir para um diagnóstico de diabetes tipo 2.
Fatores de Risco
Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolver pré-diabetes, dentre eles:
Genética
Ter parentes próximos com diabetes tipo 2 pode aumentar significativamente o risco de pré-diabetes.