Água de quiabo ajuda no controle da glicose? entenda

Fake News

Cada vez mais, a procura por métodos naturais e alternativos no tratamento de doenças crônicas como o diabetes tem aumentado. Entre as soluções propostas, uma que ganhou popularidade nos últimos anos é a chamada “água de quiabo”.

A base para a crença na eficácia da água de quiabo está nas propriedades naturais do vegetal. Defensores da água de quiabo, frequentemente compartilham nas redes sociais histórias de sucesso de pessoas que afirmam terem experimentado reduções significativas nos níveis de açúcar no sangue, após consumi-la regularmente. Alguns até mesmo, argumentam que isso pode substituir medicamentos tradicionais para diabetes, proporcionando uma abordagem mais natural e acessível para o controle da doença.

Noelly Dantas– Nutricionista

O portal Um Diabético conversou com a nutricionista especialista e que convive com diabetes tipo 1, Noelly Dantas, e ela explicou que não há comprovações científicas da eficácia desta preparação.

“O quiabo, assim como outros legumes, contém fibras que contribuem na diminuição dos picos glicêmicos, e pode ser eficaz quando consumido em preparações convencionais e dentro de uma estratégia alimentar composta por vários grupos alimentares, diz Noelly”.

Para Noelly e outros especialistas da área, confiar apenas na água de quiabo para tratar o diabetes, pode ser perigoso e desaconselhável. Trata-se de uma doença crônica e requer um acompanhamento multidisciplinar com alimentação balanceada, exercícios físicos, monitoramento frequente da glicose e medicamentos prescritos por um profissional qualificado.

Propriedades do alimento

O quiabo tem fibras, é uma fonte de vitamina A, vitamina C e folato. De acordo com o manual de contagem de carboidratos da SBD: 1 colher (sopa) de quiabo cozido sem sal, tem 1g de carboidrato e 15 calorias.

Para ajudar no consumo do quiabo, o portal Um Diabético trouxe dicas de como preparar o quiabo e inserir ele dentro de sua rotina alimentar:

Fácil de cozinhar e versátil

Para acabar com a popularmente chamada “baba” você pode cozinhá-lo inteiro. O nome científico da “baba do quiabo” é mucilagem. Trata-se de um líquido proteico liberado quando o legume é cortado. 

O quiabo é versátil e pode ser inteiro assado no forno, grelhado na frigideira ou na fritadeira elétrica. Lave e seque-o com um papel-toalha e adicione um pouco de azeite, sal e pimenta antes de prepará-lo. Depois de pronto, você pode ainda mergulhá-lo em algum molho de sua preferência.

O quiabo pode também ser um ótimo ingrediente ideal para fazer picles. Também funciona como um petisco saudável para ser servido como chips crocantes (basta levá-los ao forno), que podem ser um ótimo adicional para incrementar a sua salada.