Às vésperas do Dia Mundial da Obesidade, 4 de março, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes ainda é uma condição de saúde que afeta milhões de pessoas. Principalmente no caso do diabetes tipo 2, essa condição está ligada a fatores externos e consiste na resistência à insulina e ineficiência do corpo em aproveitar a insulina produzida de forma adequada.
Um fator agravante associado ao desenvolvimento e gerenciamento do diabetes tipo 2 é o sobrepeso corporal, além de hábitos sedentários aliados a maus costumes alimentares e fatores que afetam o metabolismo. A perda de peso, portanto, pode ser uma estratégia bastante eficaz na prevenção e controle dessa doença crônica.
A ligação entre o diabetes tipo 2 e o sobrepeso corporal:
A relação entre o diabetes tipo 2 e o excesso de peso é um tanto quanto direta. O sobrepeso corporal ou obesidade está fortemente correlacionados com a resistência à insulina, aumentando o risco de desenvolver diabetes.
A gordura visceral, que fica localizada na região abdominal, em particular, desempenha um papel significativo na inflamação crônica e na disfunção metabólica associada ao diabetes, pois representa muita resistência na ação da insulina.
Benefícios da perda de peso:
A perda de peso está diretamente ligada a melhora da sensibilidade à insulina. Reduzir a quantidade de gordura corporal, sobretudo a gordura visceral, pode ajudar as células a responderem melhor à insulina, permitindo um controle maior dos níveis de açúcar no sangue.
Outro benefício importante é a diminuição da pressão arterial, uma vez que, é bastante comum o diabetes tipo 2 coexistir com a hipertensão. Dessa forma, as pessoas que convivem com o diabetes podem reduzir significativamente o risco de complicações cardiovasculares.
Em muitos casos que envolvem a perda de peso, além de todos os benefícios já citados, a medida que os níveis de glicose se estabilizam muitas pessoas que convivem com o diabetes podem ter menor necessidade de medicação. Assim, você beneficia a sua saúde a curto prazo e também diminui os custos associados ao tratamento da doença. Só não se esqueça que a redução de medicações sempre deve ser validada e orientada pela equipe médica responsável pelo tratamento.
Como controlar o peso corporal de forma saudável?
Para controlar o peso corporal de uma forma saudável o primeiro passo é aderir a hábitos alimentares saudáveis. Adotar uma dieta rica em fibras, vegetais, proteínas magras e moderada em carboidratos simples ou refinados de rápida absorção pode ser um fator importante no processo de perda de peso.
Porém, a alimentação saudável deve ser apenas um hábito complementar. A prática regular de atividades físicas, por exemplo, não apenas queima calorias e contribui na perda de peso, mas também melhora a sensibilidade à insulina. Por isso, é muito importante incluí-la na rotina de quem convive com o diabetes.
Vale ressaltar que é importante que o processo de emagrecimento seja supervisionado por profissionais de saúde, especialmente em casos de diabetes tipo 2. Monitorar os níveis de glicose e ajustar a medicação conforme necessário é fundamental para evitar complicações.
A perda de peso, portanto, desempenha um papel muito importante no gerenciamento do diabetes tipo 2, trazendo diversos benefícios substanciais à saúde metabólica e cardiovascular. Além disso, adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e buscar ajuda médica para uso de medicamentos, não apenas ajuda na perda de peso, mas também promove o bem-estar de forma completa. A conscientização sobre a importância da perda de peso no controle da diabetes tipo 2 é fundamental para capacitar os indivíduos a tomarem medidas proativas em direção a uma vida mais saudável e equilibrada.
A obesidade é uma doença crônica e precisa ser de tratamento contínuo. Saiba mais:
Gostou? Quer receber as novidades?
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.