A polêmica dos suplementos alimentares: pessoas com diabetes podem ingerir creatina?

Tratamento

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

A creatina é um suplemento usado para aumentar a massa muscular e a produção de energia no corpo. Apesar de estar cada vez mais acessível no mercado ela está longe de ser unanimidade entre os médicos quando se fala do consumo por pessoas com diabetes.

Consultamos profissionais de diferentes especialidades para saber se é possível afirmar quando tomar creatina pode não ser benéfico.

A nefrologista Maria Almerinda Ribeiro Alves, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, é bastante cautelosa com o tema. “Os principais estudos sobre suplementação de creatina em pessoas com diabetes são em relação ao controle da glicemia. Demora bastante tempo para avaliar o uso em pacientes com doença renal e independente da causa da doença renal os resultados são controversos”, afirma a médica.

Um desses estudos afirma que a creatina sozinha ou em combinação com treinamento físico, pode melhorar o metabolismo da glicose em indivíduos saudáveis e resistentes à insulina, como naqueles com diabetes mellitus tipo 2. “Embora os resultados preliminares de estudos de pequena escala envolvendo pacientes com diabetes mellitus tipo 2 sejam promissores, a eficácia da creatina para melhorar o controle glicêmico ainda não foi confirmada”, acrescentam os autores da pesquisa Rafael Araújo, Leandro Azevedo e Lucas Albuquerque.  

A creatina serve como fonte de energia pra células musculares então ela melhora o tônus e a força muscular, o que tem efeito positivo no metabolismo das pessoas com diabetes. Porém a nutricionista Carol Netto ressalta que a creatina leva a uma sobrecarga dos rins. “A pessoa com diabetes está mais suscetível a apresentar problemas renais. A glicemia alterada faz com que o açúcar seja liberado pela urina, o que afeta a capacidade de filtro dos rins”, alerta ela. A nutricionista sugere às pessoas com diabetes que faça uma avaliação renal antes de suplementar a alimentação: “se for fazer uso de qualquer suplementação, de creatina ou até de Whey Protein, a pessoa com diabetes deve fazer uma avaliação da função renal, que pode ser através um exame de urina. Se tiver alteração não é recomendado”.