A alimentação ideal para quem tem pré diabetes

Alimentação

Maurílio Goeldner

Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br

Pré diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão elevados, mas não o suficiente para serem classificados como diabetes. É considerado um estágio anterior à diabetes tipo 2 e é possível reverter com mudanças no estilo de vida.

A nutricionista Silvia Ramos é coordenadora do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes

De acordo com a pesquisa mais recente do Ministério da Saúde do Brasil, cerca de 12,5 milhões de brasileiros têm pré diabetes, o que representa 7,6% da população adulta. O estudo ainda mostrou que a prevalência é maior entre as mulheres (8,4%) do que entre os homens (6,7%), e que o aumento da idade está associado a um maior risco de pré diabetes.

Fernando Santiago é leitor do portal Um Diabético. Ele enviou uma sugestão de reportagem perguntando qual a melhor alimentação para quem tem pré diabetes. Procuramos a nutricionista nutricionista Silvia Ramos, coordenadora do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, que elaborou um cardápio especial para quem está nessa condição. “Para pessoas com pré-diabetes, o objetivo é  adequar a alimentação para evitar o desenvolvimento do diabetes”, alerta a especialista, que lembra os erros comuns das pessoas com pré diabetes: “acreditar que não precisa cuidar, tirar todos os carboidratos da alimentação, fazer dietas malucas que podem aumentar o colesterol ou até mesmo levar à perda de massa magra”.

Silvia lembra três regras importantes:

  1. Perder peso – se você estiver  acima do peso  é recomendado a perda de  cerca de 7 a 10 % do seu peso. Essa redução já ajudará a sua glicose ficar mais estável
  2. Eliminar o consumo de bebidas açucaradas, sejam  artificiais ou naturais (café adoçado,  sucos industrializados ou naturais,  refrigerantes, chás adoçados, etc,). Em relação ao sucos  naturais  alguns podem ser consumidos pois tem menor quantidade de açúcares (limão, maracujá, caju, acerola, morango)
    Estas bebidas  aumentam rapidamente a  glicose no sangue  levando à  uma  grande liberação do hormônio insulina. O desequilíbrio da quantidade de insulina produzida  no pâncreas  de quem tem pré diabetes, com o  tempo,  pode  contribuir para o aparecimento do diabetes do tipo2.
  3. Consuma  fibras –  e onde estão as  fibras?:  vegetais  folhosos, legumes,  frutas ,  cereais  integrais e nas sementes como feijão, lentilha e grão  de  bico).  Para quem tem pré-diabetes o recomendado são  20g de fibras por dia, sempre  distribuídas junto com as principais  refeições.  As fibras ajudam a reduzir a velocidade de absorção dos  carboidratos no nosso intestino e evita os picos de  glicose após as  refeições.
Sugestão de cardápio para pessoas com pré diabetes*
Café da manhã
Leite Semi-Desnatado com café  (sem  adoçar)
Pão 100% integral
Ovo mexido com creme de ricota
Abacaxi  (fatia pequena) +1 colher  de chá de semente de  chia
Almoço
½  prato de  salada e legumes (pelo menos 3  cores)  Alface, Beterraba e tomate
Arroz  integral
Feijão
Sobrecoxa de frango assada
Espinafre refogado
Laranja
Água
Jantar
½  prato de  salada e  legumes (pelo menos  3  cores)   repolho, cenoura e  tomate + grão de  bico
Omelete  com queijo
Brócolis  refogado
Chocolate  70% ou mais  ( 15g)
*Fonte: Silvia Ramos, nutricionista