5 sintomas desconhecidos da glicose alta no sangue

Tratamento

Aline Feitosa

Repórter do portal Um Diabético. Adora fazer entrevistas e acredita que a apuração jornalística é a melhor vacina contra as notícias falsas. redacao@umdiabetico.com.br

Quando falamos dos sintomas ligados à glicose alta, logo vem à mente aqueles mais comuns: sede excessiva, vontade de urinar frequentemente, perda de peso.  Entretanto, a glicose alta pode apresentar sinais que não são amplamente conhecidos.

Alteração no paladar

As pessoas com diabetes correm riscos maiores de desenvolver distúrbios do paladar, um deles é a disgeusia, termo utilizado para alterações na percepção do paladar. Ela causa um gosto ruim, amargo ou salgado na boca. Além disso, pessoas com diabetes tipo 2 costumam ter dificuldade para sentir o gosto de alimentos doces. Por causa disso, o sabor do sal pode ficar mais forte. “ Ocorre uma alteração no paladar. Ou a pessoa não sente mais o gosto dos alimentos ou sua percepção muda”, explica o endocrinologista Rodrigo Siqueira.

Sinais na pele

Quem tem diabetes pode apresentar problemas na pele por causa da dificuldade do corpo em mante-la hidratada. Quando a glicose está alta o corpo tenta eliminar excesso de açúcar. Por causa disso, as pessoas com diabetes costumam ir muitas vezes ao banheiro e eliminam muito líquido. A consequência? A hidratação na pele diminui, a pessoa fica desidratada e sua pele pode causar coceiras, rachaduras e facilitar infecções. Acantose Nigricante também é um sinal, caracterizada por  manchas escuras  que aparecem na região da axila, pescoço ou virilha “Trata-se de uma mancha escura áspera,  que aparece nas regiões de dobras, no caso do diabetes ela aparece em tamanho pequeno e vai aumentando e ficando mais escura e aparecendo bolinhas” diz o dermatologista Felipe Barreto.