Às vezes a gente cansa, ne? Viver com diabetes não é a tarefa mais fácil porque exige controle e muito comprometimento. Mas, existem algumas formas de deixar esse processo mais leve e menos limitante. E eu vou te dar algumas dicas preciosas para driblar alguns desafios!
1. PÓS-DIAGNÓSTICO
As reações após o diagnóstico de diabetes, na maioria das vezes, não são as melhores. É claro, é uma doença crônica que ninguém gostaria de ter. Mas, a minha dica é: não paralise, busque conhecimento!
Passado o susto, é hora de encarar o diagnóstico como uma oportunidade de saber como agir melhor, qual o tratamento ideal e, consequentemente, como viver melhor mesmo com o diabetes. Se informar sobre tudo isso é o primeiro passo e melhor remédio!
2. COMUNIDADE
O diabético precisa fazer mudanças na vida e abrir mão de hábitos que tinha antes do diagnóstico. É uma nova realidade que se constrói! Por isso, eu acredito que fazer parte de uma comunidade ou, pelo menos, conversar com pessoas com uma realidade próxima da sua pode ajudar muito.
A troca de experiência é acolhedora ao mesmo tempo em que pode ser edificante. Afinal, a gente sempre pode aprender com a história e bagagem do outro. E melhor: você vai entender que não está sozinho nessa!
3. CONTROLE
Uma das primeiras lamentações de quem recebe o diagnóstico de diabetes é sobre a alimentação. Muita gente acredita que os diabéticos não podem comer muitas gostosuras por causa da doença. E, ao se informar melhor, a gente sabe que não é bem assim. A verdade é que nós diabéticos nos alimentamos bem e podemos comer como qualquer outra pessoa que não tem a doença.
Mas, sim, nós somos mais vigilantes aos detalhes nutricionais, como a quantidade de carboidrato, gordura e proteína consumida. Viramos, praticamente, nutricionistas porque temos que entender quais são as propriedades de cada alimento. Superado esse desafio, o diabético não só tem uma alimentação variada, como muito mais saudável que outras pessoas.
4. ATIVIDADE FÍSICA
Essa é uma dica preciosa, mas precisa antes da aprovação do seu médico. Se liberado, a atividade física é maravilhosa para o controle do diabetes. Durante o exercício nosso corpo libera serotonina, que é o hormônio do prazer, te deixando mais feliz e disposto a enfrentar os desafios diários. Para quem tem o diabetes, além da disposição, o exercício físico também ajuda no controle do peso e, consequentemente, no controle da doença.
5. SEM COMPARAÇÕES
Pode parecer clichê e uma dica genérica, mas não é. Se comparar não é bom para ninguém, afinal, todos temos nossas particularidades que nos diferenciam do outro. Mas, quando olhamos para quem tem diabetes, evitar criar comparações é ainda mais importante porque a grama do vizinho sempre parece ser mais verde, ne?
Pode ser a mesma doença, mas em corpos diferentes, com organismos e reações distintas. Por isso é importante ter um acompanhamento médico para saber qual a melhor forma de tratar, quais são suas particularidades. Então, mesmo que ter uma comunidade, pessoas com experiências parecidas por perto, seja importante, você não deve achar que vai viver a mesma história que elas. Porque não vai! Você é único, o que funciona para o outro, pode não funcionar para você e vice-versa.
Gostou das dicas? E o que você fez e faz para tornar a vida com diabetes mais leve e melhor? Conta pra gente nos comentários e ajude outras pessoas!
Aqui é a Luana Da Silva, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.