Com a chegada do frio, nada melhor do que se aquecer com uma deliciosa sopa. Com disso, para pessoas com diabetes, escolher ingredientes com baixo índice glicêmico é fundamental para manter os níveis de glicose sob controle.
FRIO: opções de sopas deliciosas
A nutricionista Ana Carolina Almeida, do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, sugere três opções de sopas nutritivas e saborosas que são excelentes escolhas para esse climinha ameno: sopa de abóbora, sopa de brócolis e canja de galinha.
Confira:
1. Sopa de Abóbora
A abóbora tem um baixo índice glicêmico, o que significa que ela não causa picos significativos na glicemia. Além disso, é rica em fibras, que ajudam a retardar a absorção de glicose, proporcionando uma liberação mais gradual na corrente sanguínea. A abóbora também contém antioxidantes como o betacaroteno, que ajudam a proteger as células contra danos.
Ingredientes:
200g de abóbora cabotiá cozida
30g de espinafre picado cru
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola em fatias
150g de creme de ricota
Modo de preparo: Em uma panela, cozinhe a abóbora cortada em cubos até ficar macia. Refogue a cebola, o alho e o espinafre em um pouco de azeite até dourar. Depois disso, bata no liquidificador a abóbora com o creme de ricota e o espinafre até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto.
2. Sopa de Brócolis
O brócolis é outra excelente escolha para sopas de inverno. Ele tem baixo índice glicêmico e é uma fonte rica de fibras, antioxidantes, vitaminas (como a vitamina A, C e K) e minerais (como cálcio e ferro).
Ingredientes:
350g de brócolis
2 dentes de alho
1/2 cebola
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
350ml de água
Modo de preparo: Deixe o brócolis de molho no hipoclorito de sódio por 15 minutos para higienizar e, em seguida, lave em água corrente. Pique o brócolis e refogue em uma panela com alho e cebola. Bata o brócolis no liquidificador e acrescente água aos poucos até obter um creme.
3. Canja de Galinha
A canja de galinha é um clássico reconfortante. O ideal é que tenha uma quantidade maior de frango do que de arroz, pois a proteína do frango ajuda a reduzir o índice glicêmico da preparação, fazendo com que a glicemia suba mais devagar.
Ingredientes:
2 litros de água
1 cebola cortada em cubos
2 dentes de alho amassados
130g de cenouras médias cortadas em cubos
1/4 de xícara de arroz
500g de frango desfiado
Sal, cebolinha e salsinha a gosto
Modo de preparo: Em uma panela de pressão, coloque a água, a cebola, a cenoura, o alho, o frango, o arroz e o sal. Tampe a panela e, quando atingir a pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Finalize com salsinha e cebolinha.
Deu água na boca só de ler tantas receitas deliciosas, não é mesmo? As três receitas sugeridas pela Ana Carolina Almeida são ricas em fibras, que ajudam a retardar a absorção dos carboidratos, fazendo com que a glicemia suba mais devagar.
No friozinho não tem mais desculpa! Incorporar essas sopas no cardápio de quem tem diabetes não só aquece o corpo, mas também oferece uma refeição nutritiva e equilibrada, mantendo a saúde em dia e a glicemia mais estável.
Participe do nosso CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Adorei as sopas!
Achei excelente as receitas. Assim podemos fazer para alguém da familia que tem problemas com diabete. Bem aceito.
Adorei as receitas