Close Menu
Um Diabético

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Tapioca é melhor que pão para quem tem diabetes?

    13 de maio de 2025

    Camboriú (SC) aprova dia municipal voltado ao diabetes e cria semana de conscientização

    13 de maio de 2025

    Diabetes em festas: como cuidar da saúde sem abrir mão dos momentos

    12 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Instagram YouTube Spotify LinkedIn TikTok WhatsApp
    Um Diabético
    terça-feira, maio 13
    • Home
    • Quem Somos
    • Últimas Notícias
    • Vídeos
    • PodCasts
    • Projetos Especiais
      • Diabetes Informa
      • Todos pelo Diabetes
      • Retrato – O Brasil que Depende de Insulina
      • Sim, Diabético!​
      • Juntos por Você
    • Contato
    Um Diabético
    Início » SUS começa a distribuir insulina adquirida emergencialmente
    Tratamento

    SUS começa a distribuir insulina adquirida emergencialmente

    Maurilio GoeldnerMaurilio Goeldner7 de julho de 20231 comentário5 Mins Read
    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    Envie
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link

    Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

    As secretarias estaduais de saúde começaram a receber no fim de junho, a reposição de estoque de canetas de insulina análoga de ação rápida asparte. A distribuição é feita pelo Ministério da Saúde depois de duas compras emergenciais realizadas no primeiro semestre de 2023. A medida ajuda a evitar um apagão do medicamento distribuído gratuitamente para quem tem diabetes tipo 1 e tipo 2, preferencialmente para crianças e adolescentes de até 19 anos e para adultos com mais de 45 anos.

    A insulina distribuída agora é produzida no Brasil pela empresa global de saúde Novo Nordisk e foi comprada no segundo pregão, realizado em junho. Pelas regras dessa modalidade de compra, a vencedora da concorrência, poderia fazer a entrega do produto em até 60 dias após a assinatura do contrato. No entanto, diante da dificuldade de aquisição do medicamento e risco de desabastecimento, a empresa antecipou a entrega de 278 mil unidades. O lote completo tem mais de 400 mil unidades.

    A caneta da Novo Nordisk adquirida no último pregão de emergência
    Levimar Araújo, presidente da SBD destacou o esforço para evitar um apagão de insulina no SUS

    O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes destacou o esforço dos profissionais da saúde, das associações representativas de pessoas com diabetes e do Ministério da Saúde para evitar um apagão do medicamento “Foi adquirido novo lote e assim esperamos que não tenha falta de insulina”, comemorou Levimar Araújo.

    A ministra da Saúde Nísia Trindade também falou sobre o tema: “Essa compra nos permite ter mais de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida. E em julho nós teremos o resultado da compra internacional garantindo assim, que não haja, de maneira efetiva o desabastecimento do medicamento. O problema ocorreu em decorrência do desabastecimento internacional, que é uma pauta central do Ministério, que é a nossa autossuficiência desses produtos tão importantes. É uma preocupação do Governo Federal e das pessoas que usam o medicamento. Nós não vamos deixar ter desabastecimento”, destacou a ministra.

    Insulina da China

    O primeiro pregão de emergência realizado no fim de abril foi internacional. O Ministério da Saúde acertou a compra de mais de 1 milhão e trezentas mil canetas do medicamento da empresa Gan & Lee Pharmaceuticals, com sede Pequim, na China. A negociação foi concluída no dia 9 de maio de 2023. Essa compra foi autorizada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 05 de junho, por unanimidade, e seguiu normativa prevista na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 203/2017 da Anvisa, que dispõe sobre os critérios e procedimentos para importação, em caráter de excepcionalidade, de produtos com registro em renomadas agências internacionais vigilância sanitária.

    Segundo o Ministério da Saúde, a primeira remessa do medicamento deve começar a ser entregue até o próximo domingo, dia 9 de julho.

    A pasta também garante que com essas duas aquisições o abastecimento de insulina no SUS estaria garantido a todos os pacientes.

    Tratamento

    O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece medicamentos de graça para tratar a diabetes no Brasil. São seis medicamentos financiados pelo Ministério da Saúde e liberados nas farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular, são eles:  insulina humana NPH – suspensão injetável 1 e insulina humana regular, além de outros três medicamentos que ajudam a controlar o índice de glicose no sangue: Glibenclamida, Metformina 500mg e 850mg. Além disso, as pessoas que vivem com a doença também são acompanhadas pela Atenção Básica. Para monitoramento do índice glicêmico, também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde reagentes e seringas.

    Desde a incorporação da insulina análoga de ação rápida ao SUS, o Ministério da Saúde realiza sua aquisição de forma centralizada. No entanto, a Pasta vem enfrentando, nos últimos anos, dificuldade na compra do medicamento – reflexo também da escassez mundial do produto. Dois pregões para compra do medicamento com registro no país, o primeiro realizado em agosto de 2022 e o segundo em janeiro de 2023, não receberam propostas.

    Saiba mais: Ministério da Saúde conclui compra de insulina e antecipa entrega de 400 mil doses no SUS 

    Outras ações

    A partir do diálogo constante com as Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal e do monitoramento intenso dos estoques, o Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), promoveu ações de remanejamento do medicamento entre os entes federados, para manter o abastecimento igualitário na rede pública de saúde. Os estados também foram autorizados a comprar diretamente o insumo, com garantia de ressarcimento pelo Governo.

    Em seguida, diante do risco de desabastecimento do produto no SUS, e depois de dialogar com o setor farmacêutico, o Ministério da Saúde realizou compra emergencial e assinou contrato de aquisição internacional de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida com a empresa Globalx Technology Limited. Essa compra foi autorizada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 05 de junho, por unanimidade, e seguiu normativa prevista na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 203/2017 da Anvisa, que dispõe sobre os critérios e procedimentos para importação, em caráter de excepcionalidade, de produtos com registro em renomadas agências internacionais vigilância sanitária.

    A primeira remessa do medicamento deve começar a ser entregue ao Ministério da Saúde até o dia 09 de julho de 2023. As mais de 400 mil doses de insulina complementarão o abastecimento da rede, juntamente com as 1,3 milhão de doses da aquisição emergencial internacional. Com as duas aquisições, mesmo em um cenário de escassez mundial, o Ministério da Saúde garante o abastecimento ao SUS e o atendimento de todos os pacientes.

    diabetes DM1 dm2 insulina Ministeriodasaude sus
    Share. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    Maurilio Goeldner

    Relacionadas

    Tapioca é melhor que pão para quem tem diabetes?

    13 de maio de 2025

    Camboriú (SC) aprova dia municipal voltado ao diabetes e cria semana de conscientização

    13 de maio de 2025

    Diabetes em festas: como cuidar da saúde sem abrir mão dos momentos

    12 de maio de 2025

    Bagé (RS) avança com projeto que garante sensor de glicose para quem convive com diabetes tipo 1

    12 de maio de 2025
    Últimas Notícias

    Tapioca é melhor que pão para quem tem diabetes?

    13 de maio de 2025

    Camboriú (SC) aprova dia municipal voltado ao diabetes e cria semana de conscientização

    13 de maio de 2025

    Diabetes em festas: como cuidar da saúde sem abrir mão dos momentos

    12 de maio de 2025

    Bagé (RS) avança com projeto que garante sensor de glicose para quem convive com diabetes tipo 1

    12 de maio de 2025
    Siga UmDiabetico
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Spotify

    Sua fonte para notícias sobre saúde e bem-estar do diabético. Este site foi criado para oferecer informações atualizadas e relevantes sobre diabetes, alimentação saudável, tratamentos, tecnologia e qualidade de vida. Nosso objetivo é trazer conteúdos confiáveis para ajudar você a viver melhor e com mais equilíbrio.

    Estamos abertos a novas parcerias no momento.
    Entre em Contato

    Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp TikTok
    Últimas Notícias

    Tapioca é melhor que pão para quem tem diabetes?

    13 de maio de 2025

    Coração e diabetes: por que os cuidados são essenciais?

    7 de maio de 2025

    Uberlândia (MG) apresenta Projeto de Lei que pode iniciar distribuição de sensores de glicose para quem convive com diabetes tipo 1

    5 de maio de 2025
    Ouça nosso Podcast
    • Home
    • Quem Somos
    • Últimas Notícias
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Projetos Especiais
    • Contato
    © 2025 UmDiabetico.com.br - Feito por 👨‍💻 Nélio Castro

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com isso.OkPolítica de privacidade