1ª insulina semanal do mundo começa a ser vendida no Canadá e Japão

Tratamento

A primeira insulina semanal do mundo começou a ser comercializada no Canadá e Japão. Desenvolvida pela empresa global de saúde Novo Nordisk, a insulina Icodec, de nome comercial Awiqli, já foi aprovada pelo órgão regulatório da Europa, o European Medicines Agency (EMA) em maio deste ano e ainda aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O medicamento passou por 5 estudos para o tratamento do diabetes tipo 2 e um para o tratamento do diabetes tipo1. Em todas as pesquisas o medicamento se mostrou eficiente e com segurança semelhante a outras insulinas já disponíveis e aprovadas no mundo.

A aprovação no Canadá

O Canadá foi o primeiro país a aprovar a insulina semanal Awiqli, com a Health Canada concedendo a aprovação em março de 2024 para o tratamento de adultos com diabetes tipo 1 e tipo 2. A fabricante disse que o produto está disponível desde o dia 30 de junho.

A introdução desta insulina representa um grande passo para os pacientes, especialmente aqueles com diabetes tipo 2, que se beneficiarão mais significativamente da dosagem semanal. Embora a insulina Icodec também seja aprovada para diabetes tipo 1, os pacientes ainda precisarão de injeções diárias de insulina de ação rápida para controlar os picos de glicose nas refeições.

O valor da insulina semanal

Insulina semanal começa a ser comercializada no Canadá

A avaliação da relação custo-efetividade da insulina Icodec no Canadá, realizada pelo Instituto de Economia da Saúde, mostrou que a insulina semanal é uma opção de tratamento com boa relação custo-benefício para diabetes tipo 2 em comparação com análogos de insulina basal administrados diariamente.

O valor que a pessoa pode pagar por ano nas doses semanais da Icoded chega a US$ 50.000, cerca de 2.023,05 reais.

A aprovação no Japão

No Japão, a insulina Icodec também foi recentemente aprovada pela Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), expandindo ainda mais o acesso a essa terapia moderna. A aprovação pela PMDA foi baseada em ensaios clínicos que demonstraram a eficácia e segurança da insulina para pacientes com diabetes tipo 2. A comercialização no Japão segue a mesma linha de preços observada no Canadá, tornando-a uma opção viável para muitos pacientes.

Panorama global da insulina semanal